CARACTERÍSTICAS DE UM VOLUNTÁRIO

1. Trabalho em equipe:

 A coletividade é uma característica desse tipo de trabalho e para atuar em um deles é fundamental saber trabalhar em equipe. Para isso, é necessário ter disciplina e humildade para entender que cada pessoa é diferente e que a união de todas é que faz a diferença.

2. Iniciativa

Ter iniciativa é perceber o que está além das suas tarefas é uma característica que faz toda a diferença num voluntariado. Ser proativo garante um resultado melhor em qualquer atividade.

3. Comunicação

Diálogo é o primeiro passo para garantir que tudo ocorra bem. Esclareça dúvidas, como horário de trabalho, funções em que vai atuar, quem serão as pessoas que vão trabalhar com você.

4. Motivação

Se você resolve fazer um trabalho voluntário é porque está motivado a ajudar outras pessoas. Voluntários são persistentes e não desistem no primeiro obstáculo.

5. Empatia

Mais do que oferecer ajuda, é preciso saber se colocar no lugar do outro. Ser voluntário não é ser superior a ninguém, muito pelo contrário. É preciso reconhecer a humanidade em todos que cruzarem com você.

6. Comprometimento

Fazer o que é solicitado, chegar no horário, levar a sério o trabalho. Bons voluntários são comprometidos.

7. Disponibilidade

Além de comprometido, um voluntário também deve ser disponível. Seja para fazer o que foi solicitado ou para ir além das tarefas diárias.

8. Respeito

Respeitar as pessoas, os locais, as crenças, o que for. Um bom voluntário sabe que cada lugar possui uma cultura diferente da sua e todos precisam ser tratados com o maior respeito possível.

9. Estar aberto a toda as experiências

Ser um voluntário é viver uma experiência única e inesquecível. Por isso, durante o tempo que estiver atuando, esteja aberto a viver tudo que essa experiência lhe proporcionar.

10. Resiliência

Ser resiliente é ter a capacidade de se adaptar a novos lugares e novas culturas. O conhecimento adquirido nunca é uma via de mão única: ao mesmo tempo que você aprende com novas pessoas, também deixa um pouco do seu conhecimento com elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *